
"O meteorologista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Luis Caros Molion disse na manhã de hoje que as “ondas gigantes” que assustaram os moradores de Barra de Santo Antônio (Litoral Norte) durante o carnaval, podem voltar no dia 18 de março, na próxima Lua Nova.
“O fenômeno pode se repetir porque a Terra estará de um lado e o Sol e a Lua de outro, o que pode influir diretamente na maré, causando problemas semelhantes aos que ocorreram no período carnavalesco, quando houve maré alta”, explicou o meteorologista.
Para Molion, é importante que os povoados dessas regiões já se preparem para as possíveis ondas. O professor ainda alerta: “as conseqüências podem ser piores que no carnaval”.
Molion participou – na manhã de hoje – da reunião do Conselho Municipal de Defesa Social para explanar sobre as previsões meteorológicas feitas para Maceió, nos próximos meses.
“O nosso inverno sofre influência do inverno no hemisfério sul e das massas polares. Com o término do fenômeno El Niño, que teve início no ano passado, há um aquecimento do Pacífico. Quando o fenômeno morre antes do nosso inverno, há então uma tendência de chover mais. Os períodos de maior perigo – estatisticamente falando – é em maio e junho”, destacou Molion.
“Devemos estar preparados para tempestades. Pela experiência, 35% das catástrofes ocorrem em maio, e mais 35% em junho. Raramente ocorrem em março ou agosto”, complementou o meteorologista."
Fonte: Alagoas 24Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário