Terminou na última quinta-feira (21/2), a etapa de abertura do circuito mundial da International Bodyboarding Association (IBA), na praia de Pipeline, no Hawaii.
Brasileiro Paulo Barcellos, campeão mundial em 2000, é o grande campeão do Pipeline Pro 2008 e sai na frente na corrida pelo título mundial. Barcellos superou seus adversários, faturou US$ 3 mil, além dos 1500 pontos no ranking.
Último dia de competição rolou em ondas de até dois metros e condições regulares. Durante o dia, o mar piorou com a entrada do vento Kona (maral), mas a organização, sem perspectiva de uma nova ondulação, decidiu levar o evento até o fim.
No sétimo round, Guilherme Tâmega, Paulo Barcellos e Stephan Stamm garantiram a vaga nas oitavas. Guerreiro capixaba Beto
Abrantes não achou as mesmas ondas dos rounds anteriores, deu adeus à prova mas deixou marcada sua participação.
Os top 16 do ranking 2007 entram direto no oitavo round e a surpresa foi a derrota de alguns deles. Mike Stewart, Magno Oliveira, Damien King, Mark McCarthy e Amaury Lavernhe são bons exemplos. O Brasil passou a ser representado por quatro guerreiros. Paulo classificou-se em segundo para as quartas, atrás do português Hugo Pinheiro.
Uri Valadão também garantiu vaga na fase seguinte, atrás do havaiano legend Kainoa McGee. Villar e Tâmega conseguiram suas vagas na oitava bateria, com vitória de Villar. Nas quartas, Barcellos passou em segundo, na cola de Pierre Costes.
Tâmega venceu o aussie Michael Novy na terceira bateria das quartas e Uri Valadão garante a última vaga do Brasil na semifinal, atrás do havaiano Jeff Hubbard. Luis Villar deixa o Pipeline Pro na décima-terceira colocação.
As semifinais foram cheias de surpresas e disputas incríveis. Na primeira bateria, vencida por Hugo Pinheiro, Paulo Barcellos superou o bicampeão mundial Ben Player e o talentoso francês, Pierre Costes. Na segunda bateria, um empate entre GT e Uri (15,25 pontos) garantiu a vaga do baiano voador, na vitória do havaiano Jeff Hubbard, que arrancou uma nota dez unânime dos juízes, no apagar das luzes.
Na grande final, Barcellos competiu com muita raça e, com somatório de 17 pontos, venceu Jeff Hubbard (campeão mundial 2006), o coterrâneo Uri Valadão, além do português Hugo Pinheiro. Hexacampeão mundial Guilherme Tâmega chegou em quinto na prova e segue firme na luta pelo sétimo título mundial.
Segunda etapa do tour mundial 2008, Katherine Melo bodyboard Pro, rola entre os dias 18 e 23/3, na praia Brava de Itajaí (SC). A prova distribui US$ 50 mil, além de 1200 pontos no ranking mundial.
Resultados
1 Paulo Barcellos - Brasil
2 Jeff Hubbard – Hawaii
3 Uri Valadão – Brasil
4 Hugo Pinheiro – Portugal
5 Guilherme Tâmega – Brasil
5 Ben Player – Austrália
13 Luis Villar - Brasil
Agradecimentos ao site: The blog hawaii
Nenhum comentário:
Postar um comentário