Fonte: GazetaWeb
Alunos de todos os cursos da universidade podem se inscrever para apresentar suas manifestações artísticas, políticas e sociais
A ideia é que a tenda permaneça na universidade durante todo o ano, para que, todos os meses, as atrações sejam apresentadas pelos alunos. Um edital será aberto para que qualquer aluno, estudante de qualquer curso da universidade, possa participar das apresentações. Os alunos podem se inscrever nas categorias de música (samba, rock, rap, hip hop, maracatu, entre outros estilos), recitais, oficinas e apresentações culturais em geral.
De acordo com o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Bonfim, o objetivo do evento é criar um espaço permanente no qual cada aluno possa manifestar suas aptidões, sejam elas artísticas, políticas ou sociais.
“Esse projeto é uma maneira de os alunos exteriorizarem o ensino da universidade, isto é, eles podem ter, além de uma formação acadêmica, uma formação cultural. É importante para aqueles que se apresentam, bem como para aqueles que compartilham essas experiências assistindo aos espetáculos”, disse o pró-reitor.
Para a reitora da Ufal, Ana Dayse, este é um novo momento para a universidade, e os alunos devem aproveitá-lo. “Desejamos que esse momento permaneça efetivamente a cada mês, já que ele deve melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula. Parabenizo a gestão e a iniciativa dos bolsistas, pois esses alunos terão a oportunidade de elevar o nome da Ufal inclusive para o mercado de trabalho”, complementou a reitora.
Programação
Na inauguração do evento, nesta segunda-feira (16), as apresentações ficarão por conta do grupo de maracatu Coletivo Afrocaeté, a partir das 20h.
Outras atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto são, entre outras, a Oficina Cozinha Brasil; apresentações teatrais com a Companhia Muro Imaginário; debates sobre cultura popular por meio do Projeto Celebrando; debates com os candidatos ao Senado em Alagoas; apresentações de dança da Companhia Jeane Rocha; shows com a Banda Blastose; apresentações de hip hop; recitais do grupo Poesia Musicada no Pandeiro; entre outros.
Além das apresentações culturais, ainda serão realizadas mesas redondas para discutir, entre outros temas, políticas públicas e desenvolvimento cultural; e tradições afro-brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário